"TUDO NOVO, DE NOVO!" Gênesis 8.13-22

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views

Nossa fé repousa na certeza de que o nosso Deus é um Deus de novos começos e novos renovos.

Notes
Transcript
Grande ideia: Nossa fé repousa na certeza de que o nosso Deus é um Deus de novos começos e novos renovos.
Estrutura: um novo começo para a família (vv. 13-19) e um renovo na comunhão com o Senhor (vv. 20-22).
Noé foi um homem de fé: Teve fé para andar com Deus quando as pessoas do mundo ignoravam e desobedeciam ao Senhor. Teve fé para trabalhar para Deus e ser sua testemunha em um mundo no qual mentir era a maior moda. Uma vez terminado o dilúvio, exerceu fé ao aguardar as instruções de Deus antes de sair da arca.
Gênesis 6.5–10 (NAA)
5 O Senhor viu que a maldade das pessoas havia se multiplicado na terra e que todo desígnio do coração delas era continuamente mau. 6 Então o Senhor ficou triste por haver feito o ser humano na terra, e isso lhe pesou no coração. 7 O Senhor disse: — Farei desaparecer da face da terra o ser humano que criei. Destruirei não apenas as pessoas, mas também os animais, os seres que rastejam e as aves dos céus; porque estou triste por havê-los feito. 8 Porém Noé encontrou favor aos olhos do Senhor. 9 São estas as gerações de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. 10 Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.
1. Novo começo para a família. (vv. 13-19)
(a) Foram 378 anos na arca (espera), agora era o “primeiro dia do primeiro mês”.
Ron Crisp:
Não existem as palavras “pressa” e “atraso” no vocabulário de Deus.
Parece que Deus nunca está com pressa. Suas obras exigem nossa paciência. Ao invés de secar a terra em um só dia, Deus permitiu que as coisas ocorressem por etapas. Seis meses após o início do dilúvio, eles finalmente vieram a repousar em algum lugar nas montanhas do Ararate. Lentamente as águas recuaram, e após três meses, a primeira porção de terra foi avistada.
(b) Tudo foi verificado para ver se havia condições propícias à vida humana. Era um novo mundo, uma nova criação.
Noé viu a terra “enxuta”, mas ainda não desceu, afinal de contas, Deus ainda não tinha falado nada!
O que vimos em Noé durante a sua estada na arca foi um exemplo de obediência a Deus. Aliás, ele demonstrou essa obediência já ao receber a incumbência de construir a arca, e, mesmo depois de tê-la construído, não entrou nela, senão no momento em que Deus o autorizou. O mesmo aconteceu no mento de sair.
Calvino:
“Quão grande teria sido a fortaleza do homem que, depois do incrível tédio de um ano inteiro, quando o dilúvio cessou e nova vida despontou, ainda não move um pé de seu sepulcro sem a ordem divina”.
"Homens profanos podem atribuir isso à timidez, ou mesmo à indolência; porém, santa é aquela timidez que é produzida pela obediência da fé. Portanto, devemos estar cientes de que Noé se viu restringido, por uma santa modéstia, de dar-se ao desfrute da generosidade da natureza, até que ouvisse a voz de Deus levando-o a agir assim." (from "Gênesis (Série Comentários Bíblicos Livro 1)" by João Calvino, Heraldo Almeida, Waldemir Magalhães, Valter Graciano)
Mattew Henry:
Nós sairíamos da arca antes do solo estar seco; e, quiçá, se a porta estiver fechada, estaríamos dispostos a tirar a tampa e trepar de alguma forma; porém o tempo de Deus mostrar misericórdia é o melhor tempo. Como Noé recebeu a ordem de entrar na arca assim, por aborrecido que tenha sido seu confinamento, Ele esperaria de novo uma ordem para sair. Nós devemos reconhecer a Deus em todos os nossos caminhos e colocá-lo diante de nós em todos nossos movimentos.
(c) A prioridade é a família: “tua mulher, teus filhos, mulheres de teus filhos”.
Gênesis 1.22 (NAA)
22 E Deus os abençoou, dizendo: — Sejam fecundos, multipliquem-se e encham as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.
Gênesis 9.1 (NAA)
1 Deus abençoou Noé e os seus filhos, dizendo: — Sejam fecundos, multipliquem-se e encham a terra.
John Piper:
O casamento deve fazer filhos (…) e discípulos de Jesus (…). Esse propósito do casamento não visa apenas a acrescentar corpos ao planeta. A questão é aumentar o número de seguidores de Jesus na terra (…). O propósito de Deus ao fazer do casamento o lugar de ter filhos nunca foi apenas o de encher a terra com gente, mas o de enchê-la com adoradores do Deus verdadeiro.
(d) Depois, vem os animais. Tudo com vistas ao “mandato social”: “povoem a terra, sejam fecundos e nela se multipliquem”.
Gênesis 1.26–27 (NAA)
26 E Deus disse: — Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os animais que rastejam pela terra. 27 Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Merril:
Podemos inferir de Gênesis 1.26 que o domínio sobre os animais e toda a terra é um aspecto da imagem de Deus. Ao exercer esse domínio, o homem assemelha-se a Deus, visto que Deus tem domínio supremo e definitivo sobre a terra. Do versículo 27, podemos inferir que outro aspecto da imagem de Deus consiste em o ser humano ter sido criado homem e mulher. Dessa forma, os seres humanos refletem Deus, que não existe como um ser solitário, mas como um ser em comunhão- uma comunhão que é descrita, em um estágio posterior da revelação divina, como aquela que existe entre o Pai, Filho e Espírito Santo.
(e) Mas era um “outro mundo”:
"Noé, então, viu-se diante de um novo mundo, em que a longevidade começou a diminuir imediatamente; a terra estava sujeita a tempestades e a um clima severo, calor e frio extremos, atividade sísmica e desastres naturais." (from "Comentário bíblico MacArthur: Gênesis a Apocalipse" by John MacArthur)
2. Renovo na comunhão com o Senhor. (vv. 20-22)
(a) Mas o homem também tem o seu “mandato espiritual”: e é interessante que, sem haver qualquer ordem, Noé decide levantar um altar ao Senhor.
É a primeira referência bíblica a altar. O hebraico é “mizbah” e tem um sentido de culto, de um lugar sagrado. O hebraico é “Olah”, o sacrifício cujo propósito é “propiciar pelo pecado em geral, o pecado original; maneira pela qual o povo ímpio se aproxima do Deus santo”. (Archer)
Henry Law:
Se houve um homem que poderia ter alegado que por causa de suas diversas necessidades não tinha tempo para Deus, esse homem foi Noé. Se houve algum momento por demais ocupado para que os homens pensassem no céu, aquele foi o momento. Mas não. Tudo deve render-se Àquele que está acima de tudo. Ele, que é o Primeiro, deve ter o primeiro lugar. Ele que é o Melhor, deve ter o melhor. A primeira construção na terra renovada foi um altar em honra ao Criador.
Moody:
Ele ofereceu holocaustos (‘ôlâ). A palavra holocaustos deriva-se do verbo 'eileih, “subir”. A sugestão aqui é que, quando o sacrifício é consumido, a fumaça sobe a Deus, levando, em certo sentido, a gratidão e a adoração do ofertante. Foi um sacrifício verdadeiramente propiciatório (cons. II Sm. 24:25), oferecido em sincera adoração, partindo de profunda gratidão.
2Samuel 24.25 (NAA)
25 Davi edificou ali um altar ao Senhor e apresentou holocaustos e ofertas pacíficas. Assim, o Senhor se tornou favorável para com a terra, e a praga cessou no meio de Israel.
(b) Deus já havia definido como ele deveria ser adorado.
Gênesis 4.3–5 (NAA)
3 Aconteceu que, ao fim de um certo tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. O Senhor se agradou de Abel e de sua oferta, 5 mas de Caim e de sua oferta não se agradou. Caim ficou muito irritado e fechou a cara.
Mackintosh:
E notemos que foi “ao Senhor” que ele edificou o seu altar. A superstição teria adorado a arca, como havendo sido o meio da salvação. A tendência do coração é sempre para substituir Deus pelas Suas ordenações. A fé de Noé passou além da arca para o Deus da arca; e, por isso, quando saiu dela, em vez de lhe lançar um derradeiro olhar ou considerá-la como um objeto de veneração ou culto, edificou um altar ao Senhor e adorou-O: e da arca nunca mais se ouve falar.
Mattew Henry:
Noé agora ia sair a um mundo desolado onde, alguém poderia pensar, sua primeira preocupação deveria ser edificar uma casa para ele, mas começa com um altar para Deus. Começa bem quem começa com Deus. Embora o gado de Noé fosse pouco e salvo com grande cuidado e trabalho, ele não se queixou para servir com isso a Deus. Servir a Deus com o pouco que temos é a forma de fazê-lo crescer; nunca devemos pensar que é desperdiço aquilo com que honramos a Deus. A primeira coisa feita no novo mundo foi um ato de adoração.
"Essa passagem nos ensina que os sacrifícios foram instituídos desde o princípio para este fim: que os homens se habituassem, por tais exercícios, a celebrar a bondade de Deus e a render-lhe ações de graça." (from "Gênesis (Série Comentários Bíblicos Livro 1)" by João Calvino, Heraldo Almeida, Waldemir Magalhães, Valter Graciano
(c) Agora vem as promessas de Deus: “não amaldiçoarei a terra por causa do homem” e “não tornarei a ferir todo vivente, como fiz”.
John Frame:
Embora pessoas caídas sejam capazes de atos externamente bons (atos que são bons para a sociedade), elas não podem fazer algo realmente bom, ou seja, agradável a Deus (Rm 8:8). Deus, porém, vê o coração. E, do Seu ponto de vista final, o homem caído não possui qualquer bondade, tanto no pensamento, quanto na palavra ou nos atos. Ele [o homem caído] é, portanto, incapaz de contribuir com qualquer coisa para a sua salvação.
Romanos 8.8 (NAA)
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Isaltino Gomes Coelho Filho:
Deus declara que a maldade está dentro do homem. Não é produto do meio ou das circunstâncias. O homem é pecador. É corrompido.
2Pedro 3.7 (NAA)
7 Pela mesma palavra, os céus e a terra que agora existem têm sido guardados para o fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e da destruição dos ímpios.
2Pedro 3.13 (NAA)
13 Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.
(d) Deus estabelece a ordem em meio a uma nova criação. Está garantido os ciclos vitais na terra, enquanto ela durar.
"Além do mais, o dilúvio fora uma interrupção da ordem da natureza. Pois os movimentos do sol e da lua haviam cessado; não havia distinção de inverno e verão. Por isso mesmo, o Senhor aqui declara ser de seu agrado que todas as coisas recuperassem seu vigor e fossem restauradas às suas funções." (from "Gênesis (Série Comentários Bíblicos Livro 1)" by João Calvino, Heraldo Almeida, Waldemir Magalhães, Valter Graciano)
A preservação por parte de Deus da boa ordem terrena, isto é, a sequencia correta dos dias e das noites; as estações uma após a outra; e as colheitas como resultado do trabalho do semeador. É possível percebermos que a nossa vida, em cada um dos seus detalhes, está sustentada pela Palavra de Deus.
"Enquanto durar a terra. Com as muitas alterações causadas pelo Dilúvio global, Deus restabeleceu o ciclo das estações após a interrupção catastrófica." (from "Comentário bíblico MacArthur: Gênesis a Apocalipse" by John MacArthur)

As palavras desse versículo nos convidam a apreciar, de uma maneira nova, os fenômenos da natureza. A ordem e a regularidade dos ciclos naturais estão sustentados na promessa divina. Paulo reafirma essa tão importante verdade ao referir-se ao Senhor Jesus Cristo: Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste (Cl 1.17).

3. Outras aplicações:
(a) Obedeça irrestritamente à voz de Deus. Não pense duas vezes. “Obedecer a Deus é sempre o melhor!”.
Hebreus 11.7 (NAA)
7 Pela fé, Noé, divinamente instruído a respeito de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, construiu uma arca para a salvação de sua família. Assim, ele condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.
Mattew Henry:
Deus quer que, pacientemente esperemos o nosso tempo de sair da Arca!
Nós sairíamos da arca antes do solo estar seco; e, quiçá, se a porta estiver fechada, estaríamos dispostos a tirar a tampa e trepar de alguma forma; porém o tempo de Deus mostrar misericórdia é o melhor tempo. Como Noé recebeu a ordem de entrar na arca assim, por aborrecido que tenha sido seu confinamento, Ele esperaria de novo uma ordem para sair. Nós devemos reconhecer a Deus em todos os nossos caminhos e colocá-lo diante de nós em todos nossos movimentos.
(b) Viva para agradar ao coração de Deus. Tudo para que ele sinta um “cheiro suave” em sua vida. O cheiro de Jesus!
Gênesis 8.21 (NAA)
21 E o Senhor aspirou o aroma agradável e disse consigo mesmo: — Nunca mais vou amaldiçoar a terra por causa das pessoas, porque é mau o desígnio íntimo do ser humano desde a sua mocidade. Também nunca mais vou destruir todos os seres vivos, como fiz desta vez.
“O Senhor agradou-se da oferta de Noé”.
É a queima da oferta que a faz um aroma agradável. O jogo de palavras com a raiz deste termo (a mesmo raiz do nome Noé) significa que Deus sente prazer na obediência e no culto de seu povo.
Jesus é o nosso “aroma suave”.
Henry Law:
Todo o aroma suave se encontra nele. Fora dele não existe aroma suave. O mundo é um deserto repleto de podridão. O vapor que ele emana é corrupto e poluído. Foge dos seus espinhos e abrolhos. Vem e percorre as campinas verdejantes do evangelho. Ele é o aroma suave, que nunca se acabará.
Hebreus 13.15–16 (NAA)
15 Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. 16 Não se esqueçam da prática do bem e da mútua cooperação, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.
Ilustr.:
"O leitor precisa imaginar-me sozinho naquele quarto em Magdalen, noite após noite, sentindo — sempre que minha mente se desviava um instante que fosse do trabalho — a aproximação firme e implacável dele, aquele que com tanta determinação eu não desejava encontrar. O que eu tanto temia pairava afinal sobre mim. Cedi enfim no período letivo posterior à Páscoa de 1929, admitindo que Deus era Deus, e ajoelhei-me e orei: talvez, naquela noite, o mais deprimido e relutante convertido de toda a Inglaterra. Não percebi então o que se revela hoje a coisa mais ofuscante e óbvia: a humildade divina que aceita um converso mesmo em tais circunstâncias. O Filho Pródigo afinal caminhava para casa com as próprias pernas. Mas quem é que pode respeitar de fato o Amor que abre os portões a um pródigo que é arrastado para dentro, esperneando, lutando, ressentido e girando os olhos em torno, à procura de uma chance de fuga? As palavras compelle intrare, forçá-los a entrar, foram tão violentadas por homens impiedosos que chegamos a estremecer diante delas; mas, entendidas de forma correta, determinam a profundidade da misericórdia divina. A dureza de Deus é mais suave que a suavidade dos homens, e sua coerção é nossa libertação." (from "Surpreendido pela alegria" by C.S. Lewis, Eduardo Pereira e Ferreira)
Related Media
See more
Related Sermons
See more